quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Meu filho vai à creche. E agora?




Atendendo pedidos  vamos falar sobre a creches X bebês .

A licença-maternidade é um período curto, mas intenso. São quatro meses entre o nascimento e a volta à rotina profissional. É um período onde a saúde física e emocional da mãe tem que ser tratada com cuidado. E é um período também em que ela é obrigada a escolher com quem ou onde deixar seu bebê, já que o mercado de trabalho pediu seu retorno. E, no trabalho, filho não entra.
Existem várias opções para sair dessa sinuca, com seus prós e contras. Desistir do emprego e ficar um tempo maior com o pequeno; deixa-lo com os avós; contratar uma babá ou escolher uma creche.
As vantagens e desvantagens dessas escolhas merecem, inclusive, uma matéria especial. Afinal, não é fácil chegar a esta decisão e nem tão pouco escolher. Até porque quando pensamos na melhor pessoa para cuidar do nosso filho, a resposta é clara: nós mesmos.
Mas para quem infelizmente não pode ficar com o seu bebê e terá que colocá-lo na creche, segue abaixo algumas dicas para escolher a creche.

Dicas:
- Não escolha só pela boa aparência, consulte quem já utilizou o serviço.

- Informe-se sobre a proposta pedagógica da instituição e a formação dos profissionais.

- Prefira as pré-escolas ou creches próximas a sua casa.

- Verifique se a instituição tem alvará de funcionamento junto à Secretaria de Educação
- Leia atentamente os contratos e fique atenta a valores, multas e rescisões. Guarde todos os recibos (comprovantes de pagamentos).

- Respeite o período de adaptação. Ele é importante para a criança, para você e a instituição.

- Certifique-se de que o é local limpo, organizado, seguro, iluminado, ventilado e com espaço para brincadeiras. Não esqueça também de ver as condições das instalações e dos brinquedos.

- Os banheiros dos adultos devem ser separados dos infantis.

- As pias também têm que estar adequados à altura dos pequenos.

- As refeições devem ser preparadas com higiene e devem seguir a orientação de uma nutricionista. E, se possível, conheça a cozinheira.

- Se seu filho fica na creche em tempo integral ou meio período, quando ele chegar em casa passe o maior tempo possível com ele, se possível pare tudo que esteja fazendo, brinque, dance, desenhe com ele, dê toda a atenção necessária, pois ele com certeza sente a falta da família, e esse momento é muito importante para vocês ficarem sempre unidos.

- Procure sempre questionar escrevendo na agenda da creche do seu filho se ele está se alimentando bem, como ele está se comportando, escreva sempre para a própria tia que cuida do seu filho ver que você está sempre preocupada com ele.

- Quando puder, apareça na creche de surpresa, e veja todo ambiente da creche se está tudo tranquilo e observe as crianças se estão brigando ou estão tranquilas, e converse com a pedagoga para a mesma te ajudar te dando dicas de comportamento infantil.

- Converse com outras mães que também tenham filhos na creche e descubra se as mesmas também estão com problemas de comportamento com seus filhos, pesquise sempre é muito bom ouvir outras opiniões.

- Acho que está dica é a principal, observe se na creche do seu filho tem bastante tias para olhar o seu filho, dependendo do número de crianças o correto é ter 2 tias para cada turma, se tiver muitas crianças e poucas tias é muito difícil ela dar conta de todas as crianças.

Caso seu filho esteja muito chorão, te agredindo, e não esteja mais obedecendo faça o método do cantinho da disciplina da Super Nanny no começo não é fácil e você tem que ter muita paciência, mas depois realmente funciona segue o endereço do passo a passo em vídeo do cantinho da disciplina: www.sbt.com.br/supernanny/cantinhodadisciplina/ é legal que neste endereço tem até as plaquinhas das regrinhas que a Super Nanny usa no programa dela é só imprimir.
Um grande beijo no coração de cada uma e espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário